SITE OFICIAL CACAU NATURAL  Copyright © 2016 Cacau Natural em pó Produtos para alimentos » Cacau Natural e Cacau Alcalino Diferenças CACAU ALCALINO, CACAU LECITINADO, CACAU NATURAL

Cacau Natural e Cacau Alcalino Diferenças

On 17 de novembro de 2015 by pryme

Onde-comprar-cacau-natural

O cacau e seus derivados evoluíram numa velocidade ímpar e as receitinhas de bolo corriqueiras usando nescau (blargh!) ou só o chocolate do padre (que é frade) estão com os dias contados!!!

Cada dia mais chegam novos e bons produtos nas nossas prateleiras e precisamos entendê-los para dar um “up” nos nossos quitutes.

Entendendo o cacau

É um pó intenso, amarguinho, mas traz um sabor escandaloso a bolos, chocolates e outras delícias.

O processo é feito através da extração da gordura do grão de cacau, que resulta no licor ou massa de cacau que em seguida passa por um processo de secagem e trituração dos sólidos que vira um pó fininho de cacau.

São 2 tipos de cacau em pó puro, ou seja, 100% (99% também é aceitável), o Alcalino e o Natural.

– Cacau em pó alcalinizado: cacau em pó tratado com uma solução alcalina que neutraliza a acidez do cacau e o deixa mais solúvel.

Tem sabor forte e é muito aromático.

Tem uma porcentagem aproximada de 25% de manteiga de cacau.

É fácil de reconhecer pois tem um tom de marrom mais forte e avermelhado.

Possui graduações de alcalinização diferentes que influenciam na cor e intensidade do produto final.

– Cacau em pó natural: como o próprio nome já diz natural, ou seja, sem alcalinizantes de sabor mais intenso e amargo. Tem uma porcentagem menor de manteiga de cacau em média 15%. Tem cor mais clara (marrom esbranquiçado) e é o tipo mais comum no Brasil.

Opa, não! Vamos lembrar das aulinhas de química (não foge, não!).

Por passar por um tratamento de neutralização o cacau alcalino não reage com o bicarbonato de sódio (substancia alcalina também).

Só pode ser usado em receitas que usam fermento comum ou que tenham sustâncias ácidas suficientes para reagir com o bicarbonato de sódio.

Já o natural pode ser usado em qualquer receita especialmente as receitas que requerem o bicarbonato pois a combinação dos dois cria uma levedura especial com o calor do forno resultando em bolos bem fofinhos.

Duas maneiras interessantes de usar na receita o cacau na receita

O cacau pode ser usado em pó bem peneirado como manda a maioria das receitas ou pode ser acrescido de água quente o que desperta ainda mais o sabor do cacau e vai deixar seu bolo ainda mais gostoso com sabor intenso de cacau.

Para fazer isso você deve substituir a quantidade de água usada no cacau da quantidade de liquido pedida na receita.

Curiosidades

Observe que as receitas que pedem cacau geralmente usam mais manteiga e fermento que as demais isso acontece para balancear a receita pois o cacau é muito seco.

Você Encontra em nossa loja a Matéria Prima, primeira linha Pura Tanto Cacau Natural como Alcalino como Lecitinado. Ir a Loja

 

banner-cacau-natura-soínsumos

Comments are closed.